Líder ou Chefe?
Há uns anos, numa das minhas equipas, tinha uma colega que sabia que para mim a palavra “chefe” era como um palavrão 😄 a brincar, chamava-me chefinha mas ela sabia bem o que ambicionava ser e ambiciono todos os dias - líder.
Provavelmente, já viste várias imagens que ilustram as diferenças entre líderes e chefes:
As diferenças são, efetivamente, enormes e não se ficam pelo mindset e posturas diferentes da própria pessoa (líder ou chefe) mas também na forma como as equipas a percecionam, como se sentem e trabalham todos os dias.
É importante perceber que, quer um líder ou chefe, têm repercussões imensas nas suas equipas, resultados, ambiente e cultura.
As empresas só são tão boas quanto as suas lideranças.
Para não me alongar, vou focar nos 5 valores que, na minha opinião, fazem toda a diferença:
Confiança
Sem confiança, não se constrói nada verdadeiro e bilateral. Mesmo que não tenha ninguém à minha responsabilidade, todos podemos praticar este valor para tornar as nossas relações profissionais mais verdadeiras e enriquecedoras. Eu, enquanto líder ou liderado, tenho que ter confiança no outro para que possa dar a minha opinião, sugerir mudanças, inovar na forma como fazemos algo, seja o que for. A confiança constrói-se, e deverá ser um valor pelo qual devemos reger o nosso modus operandi para criar relações únicas e duradouras. E da confiança, vem o respeito. Não penses que, por teres o título A, B ou C, te dá, automaticamente, o respeito e confiança dos outros. É uma relação que se constrói. Dá o exemplo. Quanto mais confiares na tua equipa, mais eles vão confiar em ti.
Empatia
Ter capacidade para entender o outro, ouvir mais do que se fala e fazer perguntas para ajudar a encontrar soluções juntos é o caminho a tomar sempre em vez de procurar culpados, apontar dedos ou julgar. Saber colocar-se no lugar do outro é uma atividade recorrente para garantir que ninguém se sente defraudado e desamparado. Pratica escuta ativa e tem consciência, não só do que dizes mas também, como dizes e como reages - linguagem verbal e não verbal. Não serve de muito dizer todas as palavras certas se mostras, claramente, que estás desconfortável ou transpareces desilusão e desinteresse. Acredita que o teu interlucutor irá prestar atenção a tudo. Quantas vezes sais duma conversa com alguém e dizer “Disse que sim mas pareceu-se que, na realidade, não era isso que estava a pensar ou a sentir”.
Transparência
Para as lideranças intermédias, é sempre muito complicado gerir as informações que recebem. E, muitas vezes, escolhem passar uma mensagem totalmente diferente às suas equipas para que não sintam pressão ou desmotivação. É importante colocar essas informações em perspetiva e perceber se esconde-las irá, mesmo, beneficiar assim tanto a equipa. Ao longo da minha carreia sempre optei por partilhar a realidade com as minhas equipas (se não fosse confidencial, claro). Só assim poderíamos pensar todos como atuar e dar a volta por cima, juntos. Como uma equipa. Uma frente sólida e unida. A forma como passas estas mensagens também tem um peso muito grande por isso, se não estiveres à vontade, prepara-te, planeia e pensa como podes passar a informação da melhor forma. O papel de um líder tem uma componente elevada de saber comunicar e muitas vezes atuar como diplomata.
Humildade
Admitir quando não se sabe ou não se está à vontade com determinada temática é sempre mais benéfico do que fingir ou mentir. Pode ser complicado, numa fase inicial, admitir as fraquezas mas para isso é que temos equipas. Para nos complementarmos uns aos outros. Eu faço questão de escolher sempre pessoas melhores do que eu para as minhas equipas. Quero rodear-me dos melhores pois o sucesso deles irá contribuir, em larga escala, para o sucesso do todo. Um líder não tem nem deve saber tudo. E ter essa capacidade de humildade conjugada com a de delegar, são ferramentas importantes para a equipa ter mais sucesso. O ego num líder não é algo que deva nunca motivar as suas ações e atitudes. Pedir desculpa e assumir a responsabilidade. Colocar-se ao dispor do outro e aprender com ele só trará benefícios para ambos. É uma relação simbiótica, não te esqueças disso.
Apoio
Sabes que estás a fazer um bom trabalho enquanto líder, quando a tua equipa ou até outras pessoas recorrem a ti quando precisam de desabafar, pedir ajuda ou conselhos. É assim que sabes que o teu trabalho a criar um espaço de confiança, empatia, transparência e humildade estão a dar frutos. É assim que sabes que estás a ser um líder pelo exemplo que estás a dar às tuas pessoas e à empresa. Encontra sempre tempo para os outros, falar com eles, encontrar formas de ultrapassarem os desafios que surjam. Desde sempre que me lembro de dizer a qualquer pessoa “Se precisares, já sabes. Seja para desabafar, pedir ajuda ou até mesmo só para mandar umas piiiiiiiii” 🙃 porque libertar a frustração de algo que não podemos mudar é bem mais saudável do que ir acumulando e acabar por rebentar.
Bem… penso que não preciso de explicar que os tradicionais chefes não têm estes pilares como bússola na sua atuação. Costumam dar prioridade às aparências, fazendo micro gestão, não confiando em ninguém, por vezes pressionando, manipulando, vendendo a “banha da cobra” chegando a insultar a inteligência de todos. Não olham a meios para atingir os fins. Deixando o “poder” subir à cabeça e sentindo-se embriagados pelo termo “mandar”.
Pessoalmente, sempre me foquei num estilo de liderança - Servant Leader. Se quiseres saber mais, já podes ler o artigo.
Vou continuar a explorar, não só os valores, mas também mindset, desafios e sugestões de atuação em futuros artigos por isso, deixa-te estar desse lado e, claro, se quiseres que partilhe alguma coisa com maior pormenor, por favor, manda-me mensagem.
Boas lideranças,