Conflito: É possível evitar?

Sim. Se não existir qualquer interação com outros seres humanos, nunca 🤷🏻‍♀️😅

Portanto… como imagino que autoexclusão poderá não ser uma opção (seja porque somos animais sociais; ou porque precisamos de pagar as contas), vamos olhar para esta situação como sendo algo que, na realidade, faz parte das nossas interações e que, como tudo, apenas depende de nós aprender como lidar e gerir 😉

O conflito é inevitável em qualquer equipa. A diferença entre equipas de alto desempenho e equipas disfuncionais não está na ausência de conflitos, mas na forma como são geridos. E a nossa amiga inteligência emocional, é fundamental na transformação de atrito em crescimento.

Porque surgem conflitos no local de trabalho?

  • Expectativas desalinhadas

  • Pressão e stress

  • Falta de clareza

  • Estilos de comunicação diferentes

Escusado será dizer (ou escrever) que ofensas, faltas de educação, gritos e outras atitudes claramente negativas e depreciativas devem ser inadmissíveis no local de trabalho e endereçadas com o máximo de rapidez e assertividade. Se quiseres saber mais sobre a importância da segurança emocional no local de trabalho, lê o artigo https://www.liderarpessoas.pt/artigos/seguranca-emocional-no-trabalho

Como a Inteligência Emocional ajuda a gerir conflitos?

  1. Autoconsciência: Reconhecer os próprios gatilhos emocionais.

  2. Autorregulação: Fazer uma pausa antes de reagir na defensiva.

  3. Empatia: Tentar compreender a perspectiva do outro.

  4. Comunicação: Usar diálogo em vez de debate. Procurar soluções, não vencedores.

Algumas Estratégias Práticas

  • Reenquadrar: Reconhecer que o conflito é algo natural e focar em entender as motivações.

  • Escuta ativa: Ouvir para entender e não para responder. Talvez das coisas mais desafiantes.

  • Encontrar terreno comum: Ancorar a conversa em objetivos partilhados e nas possíveis soluções.

  • Separar pessoa do conflito: Endereçar a questão, nunca a identidade.

O conflito não é uma ameaça → é uma oportunidade para colaboração mais forte. Verdadeiros líderes não suprimem conflitos; canalizam-nos. Mas é algo que qualquer membro da equipa deverá aprender a gerir e ajudar a procurar soluções, não culpados ou vencedores. Conflito não é o mesmo que consenso por isso, é importante focar nas soluções e não em forçar unanimidade.

Se é desconfortável? Claro que sim, mas mantendo sempre a cordialidade e boa educação, é uma oportunidade de crescimento e de reforçar as relações dentro das equipas e da empresa. Evitar ou ignorar os conflitos só piora a situação e acaba por criar o efeito de bola de neve. É essencial criar espaços seguros em que o feedback construtivo é incentivado pois estimula a inovação e fortalece as relações 😉

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A Agilidade está a Falecer