Conflito: É possível evitar?
Sim. Se não existir qualquer interação com outros seres humanos, nunca 🤷🏻♀️😅
Portanto… como imagino que autoexclusão poderá não ser uma opção (seja porque somos animais sociais; ou porque precisamos de pagar as contas), vamos olhar para esta situação como sendo algo que, na realidade, faz parte das nossas interações e que, como tudo, apenas depende de nós aprender como lidar e gerir 😉
O conflito é inevitável em qualquer equipa. A diferença entre equipas de alto desempenho e equipas disfuncionais não está na ausência de conflitos, mas na forma como são geridos. E a nossa amiga inteligência emocional, é fundamental na transformação de atrito em crescimento.
Porque surgem conflitos no local de trabalho?
Expectativas desalinhadas
Pressão e stress
Falta de clareza
Estilos de comunicação diferentes
Escusado será dizer (ou escrever) que ofensas, faltas de educação, gritos e outras atitudes claramente negativas e depreciativas devem ser inadmissíveis no local de trabalho e endereçadas com o máximo de rapidez e assertividade. Se quiseres saber mais sobre a importância da segurança emocional no local de trabalho, lê o artigo https://www.liderarpessoas.pt/artigos/seguranca-emocional-no-trabalho
Como a Inteligência Emocional ajuda a gerir conflitos?
Autoconsciência: Reconhecer os próprios gatilhos emocionais.
Autorregulação: Fazer uma pausa antes de reagir na defensiva.
Empatia: Tentar compreender a perspectiva do outro.
Comunicação: Usar diálogo em vez de debate. Procurar soluções, não vencedores.
Algumas Estratégias Práticas
Reenquadrar: Reconhecer que o conflito é algo natural e focar em entender as motivações.
Escuta ativa: Ouvir para entender e não para responder. Talvez das coisas mais desafiantes.
Encontrar terreno comum: Ancorar a conversa em objetivos partilhados e nas possíveis soluções.
Separar pessoa do conflito: Endereçar a questão, nunca a identidade.
O conflito não é uma ameaça → é uma oportunidade para colaboração mais forte. Verdadeiros líderes não suprimem conflitos; canalizam-nos. Mas é algo que qualquer membro da equipa deverá aprender a gerir e ajudar a procurar soluções, não culpados ou vencedores. Conflito não é o mesmo que consenso por isso, é importante focar nas soluções e não em forçar unanimidade.
Se é desconfortável? Claro que sim, mas mantendo sempre a cordialidade e boa educação, é uma oportunidade de crescimento e de reforçar as relações dentro das equipas e da empresa. Evitar ou ignorar os conflitos só piora a situação e acaba por criar o efeito de bola de neve. É essencial criar espaços seguros em que o feedback construtivo é incentivado pois estimula a inovação e fortalece as relações 😉

